segunda-feira, fevereiro 16, 2004

FUNCHAL: A CIDADE DAS ESTACAS DE METAL

O Funchal é uma cidade bonita, ordenada, arranjada, mas está cheia de estacas de ferro em todos os passeios. Para quem ainda não percebeu do que estou eu a escrever: estou a falar dos postes de metal pintados de verde de altura entre joelhos e cintura espetados em quase todos os passeios da cidade. Fica feio. Limita os movimentos, torna os espaços pesados.
Foram postos para os carros não estacionarem. Se num lugar é proibido estacionar as pessoas não estacionam, caso encerrado. Se por acaso desrespeitarem assumem a responsabilidade desse desrespeito: são penalizadas.
Imaginem agora pôr essas estacas no traço contínuo nas ruas e estradas para os carros não o pisarem ou então ao longo de todas as vias para que ninguém fique parado numa via. É ridículo. Para além de ser ridículo é a solução mais cara. Os sinais de trânsito de proibição existem para isso mesmo.
A existência dessas estacas prova a nossa indisciplina colectiva, a nossa falta de educação e de saber estar num espaço público e também prova a incapacidade de quem as põe de encontrar maneiras de fazer cumprir a lei.
Existirão sempre os tipos mal educados que pensam que podem meter o carro em tudo quanto é sítio mas isso passa também por uma atitude de passividade social. Ninguém faz cara feia a um carro mal parado. Ninguém reboca nem bloqueia carros mal estacionados aqui, porque é só um minutinho ou por isto ou por aquilo.
Quem perde mais uma vez é o colectivo.
Agora vou falar dos fios e cabos que indisciplinadamente ligam prédios e casas e postes mas já perceberam o que quero dizer ou não?

Sem comentários: