domingo, fevereiro 15, 2004

SER AZUL

Hoje é o dia do Benfica - FC PORTO. A minha precvisão é de 0-2 . Eu sou capaz de nem ver o jogo. Porquê?! Porque estes clássicos têm o mau hábito de serem pouco desportivos. Existe muita política antes, durante e depois. Muita gente a falar antes do jogo, a tentar pressionar o outro lado ou a tentar pressionar os árbitros que são sempre os culpados quando se perde e sempre humanos quando se ganha.
Existe o péssimo hábito de só se achar que as coisas andam mal quando se perde. Mesmo sendo apoiante do FC Porto e mesmo não sendo um académico do futebol (este país tem dez milhões de académicos de futebol) eu não gosto do futebol nem de futebol. Não gosto porque ele é muito pouco desporto.
Aquilo que normalmente se intitulam jornais desportivos ou programas de televisão sobre futebol não têm nada com o desporto ou muito pouco.
Mas embora seja crítico não posso deixar de sentir orgulho de ser portista. Um clube mal amado em Portugal mas que faz fora de portas o mesmo que faz cá dentro: ganha. Um clube que sabe que não vai ganhar porque tem uma história grande ou um passado heróico. Um clube de esforço constante que sabe que não pode ganhar sempre mas que tenta ganhar sempre. É um clube que tem pouco de português mas que é de facto português.
Ser portista é ser do contra? Não. Ser do contra é não ser portista porque o FCP ganha então o do contra é aquele que rema contra a maré, aquele que não quer ver o resultado, o tipo que inventa desculpas para o fracasso, que não é capaz de por a mão na consciência.

Sem comentários: