domingo, dezembro 05, 2004

AS MAIORIAS ABSOLUTAS

Os dois partidos que se alternam no Governo em Portugal sempre que vão para eleições ambicionam e muitas vezes pedem a todos os que vão votar maiorias absolutas. Usam o argumento que uma maioria absoluta dará estabilidade ao país. Como se viu a maioria absoluta não nos deu estabilidade. Por outro lado não há um sentimento que o país esteja a crescer nem que vá começar a crescer em breve.
Acho que temos de passar por estes governos dirigidos por Santanas Lopes da vida e com os Paulos Portas desta vida para passarmos para outra etapa. Muita gente esquece-se que só temos trinta anos de democracia e que essa democracia não existe ainda em muitas zonas de Portugal. Ainda se fala baixinho de certas pessoas, ainda não se pode dizer certas coisas em público.
Igualdade no acesso à educação para criar massa crítica. Para criar inteligência. Com analfabetos a nos dominar não vamos a lado nenhum.
Eu acredito que com o tempo convergiremos para um país verdadeiramente europeu e que os Santanas nesse país nunca poderão ser primeiros-ministro.
Estamos a crescer, estamos a evoluir, a aprender, a aprender com os erros. Nós vamos lá, um dia vamos lá. Mas lá onde? Lá no desenvolvimento, vamos deixar de pensar pequeno, vamos ter um país com mais oportunidades e com menos funcionalismo público.
A primeira coisa a fazer é mudar no próximo mês de Fevereiro e mudar e voltar a mudar sempre que não nos agrade quem está no poder.

Sem comentários: