sexta-feira, maio 06, 2005

O QUE É A TV DIGITAL?

O SUCESSO QUE FOI A TV ANALÓGICA


A tecnologia usada para a transmissão de TV há mais de 50 anos, conhecida como TV Analógica, não mudou muito na história. A sua maior mudança foi a introdução da cor, conseguida sem tornar incompatíveis e inúteis os receptores de TV a preto e branco. Foi assim possível continuar a ver televisão nos aparelhos com tecnologia a preto e branco numa emissão a cores. Uma mudança substancial na maneira como a imagem era apresentada em cada receptor não implicou uma mudança substancial a nível tecnológico. Consegue encontrar outros exemplos em que se tenha conseguido uma proeza destas?.


AS LIMITAÇÕES DA TV ANALÓGICA


Provavelmente o leitor tem uma televisão na sua casa e é provável que ela funcione bem com a actual TV Analógica, com o gravador VHS, com o DVD, com a televisão por cabo ou por satélite. Mas afinal qual é o problema da televisão analógica? Talvez o problema principal seja a resolução. A resolução é determinada pelo número de elementos de imagem, também chamados de pixels em TV Digital e no domínio digital em geral (já que no analógico a imagem tem linhas mas não tem um elemento chamado pixel). Uma televisão analógica tem 525 linhas refrescadas vinte e cinco vezes em cada segundo. Na verdade uma televisão analógica refresca metade dessas linhas cinquenta vezes por segundo porque usa entrelaçamento, ou seja, refresca as linhas pares e depois as ímpares. Foi assim durante muitos anos e continua a ser assim mas experimente ligar a imagem gerada por um computador num monitor de TV e logo verá as limitações de resolução. Provavelmente não conseguiria usar o seu normal editor de texto ou escrever um email sem reduzir a área de escrita. Num computador a resolução mínima é de 640x480 pixels. A resolução mínima de um computador é maior que a resolução de uma TV analógica por melhor que esta última seja. A comparação foi feita com o pior monitor de computador que se pode comprar. Os melhores monitores de computadores ainda oferecem maiores resoluções. O leitor provavelmente gostaria de ter o mesmo nível de detalhe na TV que tem no ecrã de um computador.


A TV DIGITAL CHEGOU


Uma das coisas que é diferente na TV digital é o sinal que viaja entre a antena do emissor e a antena do rececptor mas cada distribuirdor continua a enviar o seu sinal numa banda de 8MHz. Esse canal está dividido em subcanais. Em comparação com a televisão actual analógica o digital oferece as seguintes vantagens:

  • POSSIBILIDADE DE TRANSMITIR MAIS CANAIS DE TELEVISÃO COM A MESMA BANDA
  • POSSIBILIDADE DE OFERECER MAIS DEFINIÇÃO NA IMAGEM DE CADA UM DOS CANAIS
  • POSSIBILIDADE DE OFERECER MELHOR QUALIDADE DE SOM
  • ELIMINAÇÃO DE EFEITOS ANALÓGICOS COMO O EFEITO FANTASMA OU O EFEITO TEMPESTADE DE NEVE QUE PODEM SER, NO ENTANTO
  • SUBSTITUIDOS POR FENÓMENOS QUE SÓ SURGEM NO DOMÍNIO DO DIGITAL COMO A FORMAÇÃO DE BLOCOS QUANDO A VELOCIDADE DE TRANSMISSÃO DE DADOS É BAIXA OU MESMO A INTERRUPÇÃO TOTAL DA EMISSÃO EM SITUAÇÕES QUE A TV ANALÓGICA CONTINUARIA A SUA EMISSÃO COM UMA IMAGEM E CONTEXTO PERCEPTÍVEL.
  • MELHOR GESTÃO DO ESPECTRO RADIO-ELÉCTRICO.
  • É UM SISTEMA PENSADO TAMBÉM PARA A RECEPÇÃO MÓVEL.

Mas embora a TV Digital signifique maior número de canais sem os efeitos analógicos isso não significa necessariamente melhor qualidade na imagem. Quanto mais canais se comprime menor á a qualidade que se conseque alcançar.


A IMAGEM DIGITAL

A qualidade das imagens da TV Digital é superior à analógica? As imagens digitais são diferentes das analógicas. Elas degradam-se muito mais rapidamente e isso significa que se pode passar muito rapidamente de uma situação em que há recepção perfeita para a situação em que não há recepção possível.

Embora alguns distribuidores de sinais digitais afirmem que as emissões digitais não são afectadas pelas condições meteorológicas ou geográficas essa não é a experiência de muitos receptores espalhados pelo mundo. As imagens digitais são muito robustas em comparação com o mundo analógico, têm instrumentos correctores de erros, no entanto podem ser corrompidos.

As imagens digitais estão longe de ser perfeitas. Se os conteúdos da imagem mudam muito rapidamente podem ser observados blocos digitais que não deviam estar lá. Na literatura em inglês são os chamados Digital Artefacts. Esta última situação também pode acontecer se forem comprimidos muitos subcanais no mesmo canal.

Em alguns serviços digitais pelo mundo fora (por exemplo no Reino Unido) a única vantagem que a televisão trouxe foi somente o aumento do número de canais não se apostando numa resolução superior. Uma resolução superior implica a substituição do aparelho de TV.


O SOM DIGITAL

No Reino Unido, país que tem já há algum tempo emissão digital para consumo de massas em vários suportes (guiada e terrestre) a distribuição de som usa uma tecnologia diferente da utilizada no alaógico (Nicam Stereo) no entanto continuam a ser dois os canais distribuidos. Mas se calhar a julgar pelos relatos que se encontram o leitor não conseguirá diferenciar as diferenças a nível de som entre analógico e digital.

Nos EUA usam-se 5+1 canais de som com tecnologia assinada pela Dolby Digital.


INTERACTIVIDADE

TV Digital vai oferecer serviço de teletexto e um guia de programas. Mas este é um dos níveis mais baixos de interactividade que se pode pensar imediatamente acima do poder de ligar ou desligar o receptor de TV.

Por exemplo para serviço de tele compras o leitor precisa de ligar a sua set top box a uma linha telefónica.

Com tantos canais ofereceridos em pacote a TV Digital disponibiliza o EPG (Electronic Programme Guide), um guia electrónico de programação. Consiste num menu em que se possibilita a mudança de canais e o acesso à programação de cada canal.


NOVO EQUIPAMENTO

Será provavelmente necessário ao consumidor normal adquirir uma nova antena para captar a nova televisão digital terrestre.

Mas o que é incontornável é a aquisição de uma set top box que traduz o sinal digital para um sinal analógico entendível para uma televisão actual, já que em Portugal ainda não são comercializadas televisões digitais que dispensem uma set top box.


TELETEXTO DIGITAL

A televisão digital tem também serviço de teletexto. Mais rápido e com melhores gráficos.


LEGENDAGEM

A legendagem de um programa em digital pode ser conseguida não gravando as letras na imagem e codificando-a como acontecia muitas vezes no analógico sem recorrer ao teletexto mas sim separando o texto da imagem na emissão. Na recepção os dois dados são misturados outra vez.

Sem comentários: