quarta-feira, maio 24, 2006

FICHAS DA IRLANDA - 026

St. Stephen's Green Park

(Dublin) Por aqui está a amanhecer às 4h30m da manhã. Impressionante? Sempre tive a intuição que quanto mais para norte se ia mais curtos eram os dias ou pelo menos tinha a noção que os dias eram maiores nas baixas latitudes em geral. Embora me considere muito letrado em Astronomia se me perguntassem se eram possível amanhecer às 4h30m da manhã em Dublin no mês de Maio eu olharia desconfiado. Acho que nunca pensei foi muito na situação.

O facto é que a Terra gira em torno de si própria e em torno do Sol e o que acontece é que o eixo de rotação do nosso planeta está inclinado em relação ao plano da sua órbita e isso explica essa diferença. Se o eixo de rotação sobre si própria fosse perpendicular ao plano orbital os dias teriam a mesma duração ao longo de todo o ano em todas as latitudes, ou seja, aproximadamente doze horas de dia e outras doze de noite.

Nos gráficos que se seguem podem-se ver as durações dos dias em Dublin e em Lisboa. A sinusoide é mais acentuada em Dublin do que em Lisboa. Em Lisboa, os dias mais curtos têm um pouco menos de dez horas e os dias mais longos um pouco mais de catorze horas. Em Dublin essa diferença é maior. Os dias mais curtos, no Inverno, têm um pouco menos de oito horas e os maiores têm umas dezassete horas.

Duração do dia - Lisboa.


Duração do dia - Dublin.

Sem comentários: