quarta-feira, outubro 18, 2006

O PREÇO QUE SE PAGA POR QUERER FICAR NA MESMA

lâmpada(Lisboa) O Secretário de Estado da Indústria foi muito infeliz nas suas declarações sobre o aumento do preço da electricidade. Parecia um membro de um governo de direita. Demonstrou um certo recalcamento em relação ao consumidor doméstico. Ele não sabe falar para os eleitores mas a falta de habilidade a falar não é razão para deixar as suas funções.

Mais uma vez ao ouvir o fórum da TSF vem a mesma ladainha de que é o pobre que paga tudo e eles andam a encher o bolso. Enfim é muito fácil perder a razão quando se discute desta maneira. Um aumento de 16% é um choque muito grande mas o argumento que andamos a pagar a energia a um preço muito abaixo do preço de custo também é uma boa justificação. Temos de produzir energia mais barata e deixar de ser tão dependentes dos combústíveis à base do petróleo.

São os mesmos que protestam por tudo, que já tinham protestado em relação à não introdução da energia nuclear que agora se queixam do preço alto da energia eléctrica. Se essa mesma energia eléctrica tem como base, na sua produção, estações termoeléctricas que têm como base os combustíveis à base do petróleo estamos sempre a nos queixar do mesmo.

Não me parece é que a culpa seja dos consumidores como o secretário de estado afirmou infelizmente. Parece-me que estas questões não podem é ser discutidas com os mesmos argumentos de sempre do tipo: é o pobre que paga sempre ou andam a meter a mão no nosso bolso.

Este é o preço que se paga quando se adia a mudança, quando se evitam discussões sobre o nuclear, quando não se educa o público a usar de maneira mais racional e eficaz a electricidade.

Sem comentários: