quarta-feira, novembro 08, 2006

A GOVERNAMENTALIZAÇÃO DA RTP

albero joão o cacique(Lisboa) Pacheco Pereira parece muito preocupado com a governamentalização da RTP. Sobre isso não vou discutir mas convinha também reflectir sobre a mesma situação em relação aos media na Ilha da Madeira. Na Madeira não há direito a contraditório e o líder fala todos os dias, várias vezes por dia no mesmo meio, escreve em jornais. Podem-me dizer como muitas vezes me dizem: mas a oposição não tem qualidade. Pois não tem experiência de Governo mas não acredito que não tenha qualidade. A falta de experiência não é a mesma coisa que falta de qualidade. Ninguém nasce com sensibilidade para esta ou aquela coisa, é preciso tempo para aprender, vontade e também a oportunidade ajuda.

Muitos colegas meus de faculdade diziam que a Madeira mudou muito nos últimos trinta anos, alguns nem à Madeira tinham ido (isto de falar por impulso e repetir o que se acha que fica bem está muito enraizado por estes lados). Verdade, basta ver e constata-se facilmente esse facto mas a ausência de prova não é prova da ausência e não há comparação possível por que o poder na Madeira nunca mudou e então não se sabe quão diferente teria sido se fosse de outra maneira qualquer. Rir ou parodiar da falta de experiência é uma atitude primária. Se as pessoas não têm experiência não quer dizer que não tenham qualidade. Logo, exigir da parte da oposição experiência de governo e conhecimento detalhado de documentos governativos parece-me um abuso.

A escola do PSD está muito bem implantada. Os meninos entram no PSD-Madeira para arranjar emprego e estar com o poder (é sempre melhor estar com quem está por cima) e o processo de aprendizagem para a governação é feito dentro do PSD-Madeira.

Sem comentários: