quinta-feira, novembro 09, 2006

O MUNDO É PEQUENO

(Lisboa) O mundo é pequeno e viajar por ele é cada vez mais fácil e nem precisamos sair da nossa casa. Há já muito tempo veio a televisão para mostrar imagens mas a internet conseguiu fazer mais. Hoje não só conseguimos ter acesso a fotografias dos locais mas mapas por satélite de muitas partes do mundo. Em tempo real as webcam transmitem-nos imagens.

Mais recentemente surgiram os blogs. Sítios onde as pessoas escrevem para quem passa e quer ler. Existem milhares de blogs activos, milhões talvez. Através dos blogs estamos a ver o mundo não pelos nossos olhos mas pelos olhos de outras pessoas. São livros na rede que nos ensinam outras maneiras de ver o mundo.

O sítio na rede www.mundopequeno.com apresenta uma colecção de links que nos ligam a blogs de brasileiros no exterior do Brasil. Aí está um filtro interessante de se ter: apresentar os blogs de todos os brasileiros de vivem em países que não o Brasil. É um subconjunto muito menor dos blogs. Muitas pessoas quando estão fora de casa não têm tão facilmente acesso à internet por mil e uma razões. Certamente antes de visitar um país vou dar uma vista de olhos no blog de pessoas que vivem nesse país e falam português para saber como vêem eles a sua realidade.

Sem comentários: