sexta-feira, novembro 17, 2006

O NATAL NA MADEIRA ESPECIAL

NATAL NA MADEIRA
(Lisboa) Decidi reunir todos os posts sobre o Natal que escrevi aqui.

Segundo o Elucidário Madeirense as festas do Natal duram na Madeira desde o dia em que se comemora o nascimento de Jesus até o dia de Reis e acrescenta havendo durante êste tempo muitos folguedos, descantes e outras manifestações de regozijo, que poetizam esta bela quadra do ano. A mesa é onde se nota também a chegada e celebração desta época festiva. Continuando a ler a mesma entrada no Elucidário Madeirense encontramos essa confirmação: as refeições são melhoradas, e rara é a casa onde não aparecem a carne de vinho e alhos e os bolos de mel, assim como outras iguarias que são desconhecidas durante o resto do ano.


A LAPINHA

Os templos enchem-se de povo por ocasião da missa do galo, em que a imagem do Deus-Menino é muitas vezes dada a beijar, e para completar as festas e solenidades do Natal, há ainda os presépios ou lapinhas, alguns deles verdadeiramente notaveis pela riqueza e variedade de seus adornos.

in Elucidário Madeirense.


A lapinha fotografada na Avenida Arriaga no Natal de 2005. A lapinha designa na Madeira o presépio. Existe muita tradição de colocar frutas no presépio madeirense.

AS ILUMINAÇÕES

Estava para publicar este especial no dia 1 de Dezembro mas descobri que hoje são inauguradas as iluminações de Natal, uma pretensão já antiga dos comerciantes para dar aos turistas do final de Novembro um gostinho de como é o Natal na Madeira.

As iluminações deste ano prometem ser diferentes das dos anos anteriores. Foram produzidas para se destacarem de dia também. Já analisei na minha bola de cristal e desafio todos os astrólogos deste país a dizerem que eu estou errado: para o ano e nos mil anos que se seguem ganha a SIRAM o concurso público das iluminações. Aproveito para lançar o meu serviço de previsões. Não me peçam coisas difíceis como os números do Euromilhões!

Publico também algum do ambiente que é possível transmitir desta época festiva do ano através de fotografias que não têm a mesma cor dada pelos nossos olhos, imagens sem cheiro e sem temperatura:

A Rua Fernão de Ornelas.
As iluminações de Natal na Ribeira de Santa Luzia.
Iluminações de Natal em frente ao Tribunal.
Mais iluminações de natal.
Em frente à Escola Francisco Franco.
Em frente à Igreja da Sé.
Na Avenida Arriaga.
Entre o Largo do Colégio e a Rua da Carreira.
No Largo do Colégio.
No Largo do Pelourinho.
Mais uma do Largo do Pelourinho.
Rua dos Ferreiros.
Na ponte ao pé do tribunal.
Na Rotunda do Infante.
Atrás do Palácio de São Lourenço.
Avenida Arriaga.
Avenida Zarco.
Ao pé da Sé do Funchal.
Avenida Zarco.
Rua dos Aranhas.
Iluminações Natal 2006 no Funchal.
Cais da cidade.

Sem comentários: