quarta-feira, dezembro 13, 2006

O CAOS NO TRÂNSITO E OS 240000 CARROS

TRANSITO - FOTOGRAFIA
(Lisboa) Eu não imagino todos os dias de manhã, à hora em que toda a gente vai para o trabalho, as massas a saírem dos seus prédios e a caminhar também em massa para as paragens de autocarro. As paragens de autocarro já se encontram cheias na hora de ponta. Os autocarros já se encontram cheios na hora de ponta, há dificuldades para entrar nos autocarros na hora de maior movimento. E qual é a vantagem de andar de autocarro? Não chegamos mais depressa, não temos mais conforto que no carro particular e temos por vezes de fazer várias mudanças de transporte.

Mas este caótico trânsito representa um problema que pode ser resolvido. Não estamos destinados a sofrer longas horas a meio de filas intermináveis de lata, pneu e vidro. Não temos de passar por isso. Muitas vezes ouve-se a expressão TEM DE SER para rematar coisas que ou não temos poder para resolver, ou achamos que não temos poder ou então responsabilizamos outros por não conseguir fazer isso.

O que as câmaras municipais têm de fazer é desencorajar a vinda de carros para os centros das cidades e isso só se consegue taxando o luxo que é entrar de carro numa cidade ou então barrando os carros em certas zonas deixando os transportes públicos circular. Para fazer isto é preciso coragem mas no fim o esforço vai compensar. Quantos mais anos vão as massas querer continuar passar esta tortura dos tempos modernos? Os carros estão cada vez mais confortáveis e com mais utilidades a bordo mas mesmo assim eu não quero trocar o meu tempo livre (o tempo fora das obrigações profissionais) por outro emprego, o emprego de ficar sentado numa cadeira de automóvel mesmo que seja para ficar a ouvir a minha música favorita ou o meu programa de rádio preferido. Eu não quero.

Sem comentários: