domingo, março 25, 2007

AVIAÇÃO NA MADEIRA



(Lisboa) O primeiro vídeo não tem necessariamente nada que ver com aviação. Mostra o hidroavião que circulava na baía do Funchal e que nunca vi apenas sei por referência do meu pai.

Os primeiros aviadores que tentaram fazer a viagem entre Lisboa e Madeira foram o capitão Antonio Jacinto de Brito Pais e o tenente José Manuel Sarmento de Beires. Levantaram voo no campo da aviação da Amadora a 18 de Outubro de 1920, pelas 10 horas da manhã, mas não chegaram infelizmente a atingir a Madeira, porque o biplano de que se serviram para a viagem caíu ao mar, sendo encontrado no dia 19, ao meio dia, pelo vapor inglês Gamboa River, da praça de Liverpool, que recolheu os náufragos.

in Elucidário Madeirense



Mas as tentativas continuaram até que deu:

Mais felizes que os dois referidos aviadores foram o capitão de mar e guerra Gago Coutinho, o capitão tenente Sacadura Cabral, o 1.° tenente Ortins Bettencourt e o mecânico francês Roger Soubiran, que, tendo saído do Tejo no hidro-avião «F-3», pelas 9 horas e 25 minutos da manhã do dia 22 de Março de 1921, alcançaram a baía do Funchal nesse mesmo dia, pouco depois das 5 horas da tarde.

in Elucidário Madeirense




Pretendia publicar este texto no dia 22 de Março mas não foi possível. Imagina-se que esse dia do ano de 1921 fosse muito especial na Madeira. Os Ilhéus dão muita importância às suas festas. Basta ver a atenção que dão à Passagem do Ano, ao Carnaval, à Festa da Flor, ao Rally Vinho Madeira e ao Natal para só citar as mais importantes e aquelas que já conquistaram mais popularidade.


Mal o aparelho chegou á nossa baía, foi logo rodeado por grande numero de barcos, sendo rebocado para o molhe da Pontinha, onde ficou, por uma lancha a gasolina, conduzindo o Governador Civil e outras autoridades da terra.

in Elucidário Madeirense

Sem comentários: