sábado, maio 05, 2007

FICHAS DA IRLANDA - 067 (HERBERT PARK - DUBLIN)

Herbert Park - Irlanda - Dublin
(Lisboa) Herbert Park fica a cinco minutos da minha primeira casa em Dublin. Abre e fecha a horas diferentes quer se esteja no Inverno ou no Verão. Existe uma rua que o atravessa de nome homónimo que tive a ideia de percorrer no caminho para casa a altas horas da noite. Essa rua é mesmo escura e tinha mesmo dificuldade em ver por onde ia. Dublin é uma cidade segura e Dublin 4 é sem dúvida uma das zonas mais seguras para se andar a pé mas mesmo assim deveria ter tido um pouco mais de cuidado.

Este parque, um dos muitos em Dublin, fica perto de Ballsbridge e acompanha o rio Dodder numa pequena parte do seu percurso. Quem vivia neste local por volta do Séc. XVII era um Sr. conhecido por muitos como Mr. Ball. Foi esse tal Mr. Ball que deu nome ao sítio, conhecido hoje como Ballsbridge.

Herbert Park - Irlanda - Dublin
O rio Dodder tem muita corrente em muitas partes do seu percurso e por essa razão foram construídas algumas centrais hidroeléctricas ao longo do seu percurso. Uma dessas ficava situada na zona do parque embora nunca a tenha visto enquanto lá estive a viver. Mais uma prova que pode-se olhar e não ver nada.

Herbert Park - Irlanda - Dublin
Herbert Park deve o seu nome ao Lord Herbert of Lea, Sydney Herbert (1810 - 1861). Muita gente vem para cá correr, andar de bicicleta e jogar futebol também, basta estar um pouco de Sol, as pessoas adoram o bom tempo por que não é tão comum como no sítio onde provavelmente vive o leitor destas linhas. Enquanto vivi perto de Herbert Park todos os dias quando ia para o trabalho passava por ele e ouvia os pássaros a cantar, hoje em dia passo na 2ª Circular e ouço buzinas e gente stressada.

Sem comentários: