domingo, maio 27, 2007

O PAÍS DO DESPERDÍCIO

(Lisboa) Há coisas que são realmente chocantes para mim no que se refere à aplicação dos dinheiros públicos. Não temos a mentalidade americana de fazer e construir e o nosso motor continua em muito a ser o investimento público, ou seja, o investimento de todos nós. É impressionante a leveza com que se discute a localização da OTA mesmo com relatórios técnicos de especialistas (como o relatório da NAV, recentemente) a apontar para uma revisão da aparente decisão já tomada. No assunto TGV é igualmente espantosa a falta de sensibilidade em investir milhões numa ligação Lisboa Porto só para ganhar uns vinte minutos. Temos oportunidade para nos desenvolver quando tomamos decisões mas tomamos decisões importantes destas tal como trabalhamos todos os dias, em geral, tal como o nosso comportamento social e pouco cívico, em geral de todos os dias, com leveza e pouco nos importando para o bem da comunidade ou do colectivo.

Nos últimos dias mais uma vez gabou-se, lá no meu local de trabalho, a extraordinária capacidade de desenrascanço do português. Nada mais falso do que acreditar nessa teoria do desenrasca. Isto porquê? Por que quando se tenta fazer alguma coisa nos últimos cinco minutos a coisa corre mal na maioria das vezes. A razão é simples, sem plano, sem organização e sem método não acontece o sucesso. O que acontece algumas vezes é que a coisa até dá. Quem é que já não foi ao bowling e mesmo sem ser grande praticante derrubou os pinos todos com um só lançamento? Muitos. Acontece-me sempre que lá vou pelo menos uma vez. O que acontece é que o bom praticante de bowling faz isso muitas vezes e o mau, como eu, faz muito de vez em quando e sente-se o maior do mundo quando isso acontece. O que nos falta é método e disciplina para sermos brilhantes não de tempos a tempos mas mais consistentemente, para sermos bons e não talentosos por que o talentoso não é profissional, faz um brilharete mas logo a seguir enterra-se.

É mau mas muitos de nós realmente acredita na teoria do desenrascanço. Somos desenrascados há muitos anos mas não conseguimos descolar. O tempo passa e não aprendemos. Quando é que vamos aprender que só se chega lá com método e com planificação.

Sem comentários: