domingo, julho 08, 2007

LIXO VIA EMAIL

Telefone
(Lisboa) Para quem usa regularmente o email e este último é um meio de contacto importante, receber lixo na caixa de correio incomoda grandemente. Felizmente já há, em muitos serviços de correio electrónico gratuito defesas anti spam ou correio indesejado. Como exemplo, todos os dias recebo na minha caixa de correio principal muitas dezenas (leram bem, são muitas dezenas mesmo!) de mensagens de correio electrónico que são automaticamente rejeitadas. Acredito que o sistema pode ser ainda muito melhorado mas é muito bom porque nem os olhos ponho nessas mensagens.

Juntamente com essas aparecem outras que eu não classifico da mesma maneira por que por vezes até contêm informações interessantes, mas dependem obviamente dos interesses individuais. São aquelas correntes do tipo salvem a formiga da vizinha que está com problemas nas pernas ou o silva não tem cunhas e está desempregado. Não duvido que cada um desses emails tem na sua base um problema grave tal como são todos os problemas que cada um de nós tem. A verdade verdadeira é que este país tem problemas muito mais graves e que muitos desses emails reflectem incapacidade para os tratar.

Vejam o seguinte email, caros leitores, feito provavelmente por um desses meninos betos para quem tudo é uma chatice ou o que não é chatice é uma enorme seca. Ainda assim seca maior é tê-los por perto.

Começa assim o email da treta: O Cidadão Contra-ataca...
Três preciosas dicas sobre como lidar com as
agressões de tele marketing, que constituem para todos nós uma praga
quase diária.


Agressões de tele marketing. Uma agressão é por exemplo ficar duas a três horas no trânsito todos os dias. Isso é uma agressão. Receber uma chamada telefónica de alguém que está a trabalhar não o é. Alguém que está a trabalhar que ainda por cima não deve ter entrado por cunha. Mais um tema para os meninos betos se debruçarem nos seus tempos livres (já dei duas sugestões: o trânsito e mobilidade e as cunhas, depois não digam que não vos ajudei). Outra coisa: praga é uma coisa contagiosa, ou seja, quem recebe os tais telefonemas (chatices) não começa logo a ligar aos amigos e a fazer a mesma coisa.

A mensagem continua com as dicas e vejam bem o tesouro que elas são:

1ª - Um método que realmente funciona:
Ao receber uma chamada de tele marketing a oferecer um produto ou um
serviço, diga apenas, com toda a cortesia:
"Por favor, aguarde um momento...".
Dito isto, deixe o telefone sobre a mesa e vá fazer outras tarefas (em
vez de simplesmente desligar o telefone de imediato).
Isso vai fazer com que cada chamada de tele marketing para o seu
telefone tenha uma duração longuíssima, ultrapassando em muito os
limites impostos ao indivíduo que lhe ligou.
De vez em quando, verifique se o sujeitinho ou menina ainda está em
linha. Reponha o telefone na posição de repouso apenas quando tiver a
certeza de que desligaram. Não tenha dúvida de que esta é uma lição de
custo elevado para os intrusos.


Telefonista
Esta é talvez a mais boçal das dicas primeiro por que não custa nada passar a ideia que não estamos interessados nesse telefonema. Não custa mais do que alguns segundos das nossas vidas mesmo que isso passe por repetir as mesmas palavras umas poucas de vezes. Em segundo lugar o tal "sujeitinho" ou "menina" estão a trabalhar e pelo que eu conheço desses meios as pessoas não entram para lá por cunha, não é o sonho das suas vidas trabalhar lá, ganham por objectivos, muitos são tão qualificados como os mais qualificados deste país e de momento não têm mais alternativas. Um pouco de respeito pelas pessoas também não fica assim tão mal. Fica bem e infelizmente faz a diferença.

2ª - Já alguma vez lhe sucedeu atender o telefone e parecer que não
há ninguém do outro lado?
Em caso afirmativo, fique a saber que esta é uma técnica de
tele marketing executada por um sistema computorizado, o qual
estabelece a ligação e regista a hora em que a pessoa atendeu o
telefone. Esta técnica é utilizada por alguns serviços de marketing
para determinar a melhor hora do dia em que uma pessoa dos serviços
poderá ligar-lhe, evitando assim que o "precioso" tempo de ligação
deles venha a ser desperdiçado, se não encontrar ninguém em casa.
Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao invés,
pressione imediatamente a tecla "#" do aparelho, seis ou sete vezes
seguidas e em sequência rápida. Normalmente, este procedimento
confunde o computador que discou o seu número, obrigando-o registar o
seu número como inválido, eliminando-o assim da base de dados.


Até se aprende qualquer coisa com estes meninos betos mas cheira-me que ninguém se vai lembrar disto na altura correcta e muitos vão levar com cardinais do outro lado indevidamente só porque não responderam no primeiro segundo. Cheira-me.

3ª - Publicidade inserida nas contas recebidas pelo correio
Todos os meses recebemos publicidade indesejada inserida nas contas de
telefone, luz, água, cartões de crédito, etc. Muitas vezes essa
propaganda vem acompanhada de um envelope-resposta, que "não precisa
selar; o selo será pago por..."
Insira nesses envelopes pré-pagos a publicidade recebida e coloque-a
no correio, endereçada de volta o a essas companhias. Caso queira
preservar a sua privacidade, antes de inserir a publicidade no
envelope remova todo e qualquer item que possa identificá-lo.
Este é um método que funciona excelentemente para ofertas de cartões,
empréstimos, e outro material não solicitado. Portanto, não atire fora
esses envelopes pré-pagos! Ao devolvê-los com a propaganda recebida,
está a fazer com que as referidas empresas paguem duas vezes pela
publicidade enviada. Se quiser acrescentar um requinte de malvadez,
aproveite para inserir anúncios da pizzaria do seu bairro, da
lavandaria, da florista, do canalizador, do oculista, da costureira,
do talho, do dentista, da tabacaria, do barbeiro, do fabricante de
marquises de alumínio, da peixaria, do serralheiro, ou de qualquer
outra actividade comercial local do mesmo género, que esteja mais à mão.
Há já várias pessoas a usarem estes métodos de devolver o lixo
publicitário. Está na altura de mandarmos o nosso recado às empresas.
É preciso, no entanto, que se atinja um número expressivo de pessoas a
aplicar estas técnicas eficazes de protesto. Talvez não seja má ideia
passarem este mail aos vossos amigos.


Aqui há alguns anos, nos tempos românticos da televisão por satélite, nos inícios dos anos noventa, em canais como o Super Channel, agora NBC Europe, nos tempos da MTV Europe, dos feeds via satélite, passava nos canais anglo saxónicos uma publicidade que apregoava os benefícios da publicidade. Diziam os autores dessa campanha que a publicidade permite gerar concorrência e isso produz produtos melhores e faz baixar os preços. Quer-me parecer, caros meninos betos, que o país tem problemas um bocadinho mais graves que pessoas a trabalhar em tele marketing. Quer-me parecer mas também posso estar errado. Gostaria de ver se um desses meninos betos perdesse o emprego e não encontrasse mais nada se não aceitaria trabalhar em tele marketing. Cresçam seus cretinos!

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