quinta-feira, agosto 09, 2007

RIBEIRA BRAVA

RIBEIRA BRAVA
RIBEIRA BRAVA
(Funchal) Esta primeira imagem que vos apresento, caros leitores, é da Vila da Ribeira Brava. Tirada em Agosto de 2000. Numa tarde quente como antigamente era próprio desta altura do ano. Hoje tudo o que seja incomodativo leva o selo de alterações climáticas, quer sejam mesmo ou não. São os tempos modernos da fé na pseudo ciência.

A segunda imagem é da Vila da Ribeira Brava tirada hoje, no mesmo local. No miradouro. Para ir ao miradouro é necessário chegar ao centro da Vila, atravessá-la e subir pela a estrada que antigamente nos levava ao Funchal pelas encostas da costa sul da Madeira.

O Miradouro tem espaço para parar carros. Nunca lá fui e encontrei muita gente. Normalmente só se encontram forasteiros. O povão está todo lá em baixo, na Vila, a comprar, na praia, na esplanada a navegar na Internet. De facto, aceder à Internet, na rede sem fios, disponível no centro da povoação é grátis. Curioso e de louvar! Não é normal nesta terra que é minha se investir dinheiro em qualquer coisa que não se vê como é uma rede sem fios.

RIBEIRA BRAVA
Infelizmente também há quem não saiba cuidar do seu lar, da sua terra, da sua ilha e venha cá cima atirar o microondas. Acontece que o lixo não desaparece por estar longe da nossa vista.

RIBEIRA BRAVA
Nestes poucos anos em que estive longe da Ribeira Brava muita coisa mudou. Ainda bem que não meteram areia branca ou amarela na praia. Esta moda parece que veio para ficar. Desde que haja dinheiro muitos autarcas acham muita piada em ir buscar areia a Marrocos e jogá-la aqui. Umas ideias para gastar dinheiro: colocar internet sem fios nas localidades gratuita para toda a gente.

RIBEIRA BRAVA
RIBEIRA BRAVA
Segundo o Elucidário Madeirense o nome desta vila e também concelho vem do facto da ribeira ser furiosa mas não parece. Noutros pontos talvez dê para perceber essa fúria. Lê-se também no mesmo livro que estas terras são muito férteis. Passeando pelas ruas também se nota muita fertilidade no ar e no corpo das locais.

RIBEIRA BRAVA
O Forte de São Bento.

Do lado esquerdo para quem está virado para o mar encontra-se um pequeno porto de abrigo. Antes de chegar ao porto pode-se subir por uma escadinha com degraus de madeira aparafusados a uma estrutura metálica de aparência muito frágil e em espiral que dá acesso a outro miradouro para a vila.

RIBEIRA BRAVA

RIBEIRA BRAVA
Uma das últimas alterações na Vila da Ribeira Brava foram estes cotovelos que entram pelo mar dentro porporcionando aos banhistas um mar mais calmo.

RIBEIRA BRAVA
O Porto da Ribeira Brava.

IGREJA DA RIBEIRA BRAVA
A Igreja da Ribeira Brava. O padroeiro da Ribeira Brava é, salvo erro, São Pedro.

CÂMARA MUNICIPAL DA RIBEIRA BRAVA
A Câmara Municipal da Ribeira Brava.


Sem comentários: