segunda-feira, outubro 08, 2007

CABO GIRÃO

CABO GIRÃO | ILHA DA MADEIRA(Lisboa)

Cabos. Existem dois cabos na Madeira: o Cabo Garajau e o Cabo Girão. O primeiro avança cerca de 120 metros sobre o mar; o segundo é pouco saliente, e tem na base uma sapata ou plateau de erosão, onde se pode andar na baixamar. O Cabo Girão, assim chamado por ter sido o ponto em que terminou o giro dos batéis na primeira viagem de reconhecimento da ilha, uma das mais elevadas eminências maritimas do globo; o Cabo Garajau, que deriva o seu nome da grande quantidade de garajaus (Sterna hirundo) que os primeiros exploradores encontraram ali, é muito menos elevado, estando a sua crista a 126 metros acima do nível do mar.
No Cabo Girão existem numerosos diques que cortam os tufos, as escórias e as lavas, e no Cabo Garajau há um dique basaltico bastante notável, notando-se também no tufo amarelo dos terrenos numerosas incrustações basalticas.
Os terrenos próximos da praia a oeste do Garajau e os barrancos e eminências situadas a leste do Cabo Girão, são ricos em espécies botânicas, algumas das quais se não encontram noutras localidades da ilha.

in Elucidário Madeirense

Sem comentários: