sábado, outubro 27, 2007

QUESTÕES LABORAIS

(Lisboa) Alguém costuma enviar-me muito frequentemente emails de power points, imagens, vídeos engraçados e ainda mais coisas curiosas. São receitas de como agradar homens ou mulheres, são anúncios publicitários nunca vistos, são fotografias de situações pouco usuais. O quê que isto tem de especial? Nada, não é a única pessoa que o faz. O que é curioso nesta pessoa é que eu não a conheço. Ela manda as mensagens para outras pessoas e também para mim. À frente do meu endereço de email aparece escrito Tânia. Provavelmente alguma Tânia Figueira conhecida desta misteriosa remetente de emails.

Mas qual a razão deste artigo? Não é uma situação normal esse tipo de emails circular aos Teras por aí? A razão deste artigo é que esses emails são enviados de um endereço @cm-lisboa.pt. A razão deste artigo é que esses emails são enviados à hora de trabalho. Ontem o primeiro de dezasseis foi enviado às 14h, quase em ponto. O último, o décimo sexto, foi enviado eram quase 17h. Será que não se trabalha na Câmara Municipal de Lisboa?

Não, não sou fundamentalista do trabalho, detesto esse tipo de pessoas. Odeio expressões do tipo quando vieres para cima trás-me uma sandes ou vais tirar a tarde? ditas às 18h ou às 19h da tarde depois de um dia inteiro de trabalho, quando alguém se prepara para sair. Mesmo na brincadeira quem o diz é quase sempre um fundamentalista do trabalho, um mente capto organizacional, um idiota! Estou certo que sair a horas e dar o seu melhor no trabalho às horas de trabalho é uma situação que não faz mal nenhum, só faz bem. Penso que se as pessoas tiverem tempo para se desligarem do seu trabalho de todos os dias só ficarão mais produtivas. Gostava que nos meios onde eu trabalho e em muitos outros cá em Portugal se percebesse isso de uma vez por todas mas acredito que não vou mudar o mundo e que ainda vamos passar muitos anos a trabalhar longas horas e a ser um país atrasado e com muitas desigualdades.

Por cá ainda muitos ficam até mais tarde por que fica mal sair a horas. Fica mal? Fica mal porquê? Lá fora, nos países mais desenvolvidos que nós ficar até mais tarde é sinal de incompetência, o dia não nos chegou então usamos a noite. Lá fora é sinal de que estamos a tentar passar os nossos colegas para trás, como ficamos até mais tarde é claro que temos mais tempo para produzir mais.

Sem comentários: