sábado, fevereiro 02, 2008

POSTAIS DO RIO DE JANEIRO - CRISTO REDENDOR - CORCOVADO

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO(Lisboa) Um pouco de história do Cristo Redentor, retirado da informação disponível no próprio Monumento:

Século XVI - Os portugueses dão ao morro o nome de Pináculo (ou Pico) da Tentação, em alusão a um monte bíblico.
Século XVII - O morro é rebaptizado como Corcovado, nome derivado de sua forma, que lembra uma corcova ou corcunda.
1824 - D. Pedro I lidera pessoalmente a primeira expedição oficial ao Corcovado, que resulta na abertura de um caminho de acesso ao cume.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO1859 - Ao chegar ao Rio de Janeiro, o padre Lazarista Pedro Maria Boss encanta-se com a beleza do Corcovado e sugere à princesa Isabel a edificação de um monumento religioso no local.
1882 - D. Pedro II concede aos engenheiros João Teixeira Soares e Francisco Pereira Passos a permissão para construirem e explorarem a Estrada de Ferro do Corcovado.
1884 - É inaugurado o trecho entre o Cosme Velho e as Paineiras da Estrada de Ferro do Corcovado, com a presença da família imperial. Na mesma ocasião inaugura-se o Hotel das Paineiras.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO1885 - É inaugurado o trecho entre as Paineiras e o Corcovado, completando assim a extensão total da Estrada de Ferro, com 3800 metros.
Início da década de 1910 - A Companhia The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power - conhecida como Light - concessionária da Estrada de Ferro do Corcovado desde 1906, transforma-se na primeira ferrovia do Brasil a ser electrificada.
1921 - A ideia da construção do monumento ao Cristo Redentor surge para marcar a comemoração do Centenário da Independência do Brasil no ano seguinte. Reúne-se no Círculo Católico a primeira assembleia destinada a discutir o projecto e o local para a edificação do monumento. Disputam o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo António. Vence a opção do Corcovado, o maior dos pedestais.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO1922 - Um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicita ao Presidente Epitácio Pessoa permissão para a edificação da estátua. A pedra fundamental da construção do monumento no morro do Corcovado é lançada no dia 4 de Abril de 1922.
1923 - É realizado um concurso de projectos para a construção do monumento ao Cristo Redentor. O projecto escolhido é o do engenheiro Heitor da Silva Costa. Em Setembro é organizada a Semana do Monumento, uma campanha nacional para arrecadação de fundos para as obras.
1926 - São iniciadas as obras de edificação do monumento.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO1931 - A estátua do Cristo redentor é inaugurada no dia 12 de Outubro. O desenho final do monumento é de autoria do artista plástico Carlos Oswald e a execução da escultura é da responsabilidade do estatuário francês Paul Landowski. O monumento ao Cristo Redentor no morro do Corcovado torna-se a maior escultura art déco do mundo. O evento de inauguração tem a presença do cardeal dom Sebastião Leme, do chefe do governo provisório, Getúlio Vargas, e de todo o seu ministério.
Por iniciativa do jornalista Assis Chateaubriand, o cientista italiano Gugliermo Marconi foi convidado a inaugurar a iluminação do monumento, a partir do seu iate Electra, fundeado na baía de Nápoles. Emitido do iate o sinal eléctrico seria captado por uma estação receptora instalada em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma antena em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, de onde seriam acesas as luzes do Corcovado. No entanto, o mau tempo no dia prejudicou a transmissão e o monumento foi iluminado directamente do Rio de Janeiro.
Em 21 de Outubro sobre a orientação do cardeal dom Sebastião Leme, foi criada a ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor em substituição à Comissão Organizadora do Monumento, tendo por objectivo administrá-lo e conservá-lo.
1932 - Por iniciativa do jornal O Globo, a iluminação definitiva substitui o sistema de luz provisório instalado desde a inauguração.
1934 - A União transfere o domínio da área de 477m2 situada no alto do Corcovado à Ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO - PARQUE LAGE1960 - Por decreto do então cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, dom Jaime de Barros, a ordem Arquidiocesana do Cristo Redentor é extinta e substituída pela Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.
1973 - O monumento do Cristo Redentor é tombado pelo Instituto do Património Histórico Nacional (IPHAN).
1980 - Recuperação do monumento por ocasião da visita do papa João Paulo II.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO - RUAS DO RIO1990 - O monumento do Cristo Redentor é tombado pelo município do Rio de Janeiro. Um convénio entre a Rede Globo de Televisão, a Shell do Brasil, a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria do Património Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e a Prefeitura do Rio de Janeiro promove uma ampla reforma no monumento.
O Ibama assume as actividades de vigilância, limpeza e conservação da estátua e seu entorno. O direito de uso da imagem do Cristo Redentor mantém-se sob a exclusividade da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro.
2000 - É iniciado o projecto Cristo Redentor, com as seguintes acções: recuperação do monumento, com a instalação de projecção catódica, nova iluminação, criação de sinalização histórica e turística, uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho, Banco Real Amro Bank, Ibama, Arquidiocese e Prefeitura da Cidade.
2001 - A Gerdau S. A. integrou-se ao Projecto Cristo Redentor para as obras de ampliação da plataforma do trem, melhoria de infraestrutura e implantação de elevadores, passarelas metálicas e escadas rolantes.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO - RUAS DO RIO2003 - Com a conclusão das obras do Projecto Cristo Redentor, o acesso ao Corcovado é facilitado, contribuindo para aumentar o número de visitantes a este importante ponto turístico da Cidade.

CRISTO REDENDOR - RIO DE JANEIRO - RUAS DO RIOFalta com certeza acrescentar:
2007 - Em Julho o Cristo Redentor passa a figurar nas Novas 7 Maravilhas do Mundo.

O Cristo Redentor foi feito a pensar na comemoração do Centenário da Independência do Brasil. Estamos quase no Bicentenário da Independência do Brasil (faltam 14 anos). Será que estão a pensar fazer algum monumento para comemorar o Evento?
Para quem vai visitar o Cristo Redentor fica a informação de que o bilhete custa R$36 por pessoa e quando apanhar o comboio ou como os locais chamam, o bondinho, convém ficar do lado direito no sentido de quem sobe para ter uma vista melhor sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Este é o fim de semana do Carnaval. Bom Carnaval para quem gosta!

Sem comentários: