quarta-feira, julho 16, 2008

BI-HORÁRIA OU SIMPLES?

(Lisboa) Qual o tarifário energético que devo escolher? O tarifário bi-horário ou o tarifário simples? A maior parte das pessoas não sabe o que escolher e quando muda fica revoltadíssima com o facto de ter mudado pois as contas parece que aumentam. De facto existe uma condição a partir da qual passa a ser mais eficiente trocar o seu contador para um bi-horário.

Num tarifário simples pagamos basicamente um valor por cada kWh consumido e mais uma batatada de potência contratada. A potência contratada é a potência máxima que a companhia nos vai fornecer sem que a energia seja cortada pelo disjuntor. Vamos fazer X o valor do kWh do tarifário simples. Vamos fazer P1 o valor da potência contratada.

Sendo assim o valor que temos de pagar é mais ou menos aX+P1 em que a é o número de kWh que consumimos no período da facturação.

No tarifário bi-horário temos dois valores para o preço do kWh. Um valor para o kWh das horas de vazio Y e o mesmo valor X do tarifário simples para as horas de cheio.

Sendo assim se tivermos o tarifário bi-horário teremos de pagar bX+cY+P2 em que b é o número de kWh consumidos nas horas de cheio e c é o número consumido nas horas de vazio. P2 é o valor da potência contratada que embora seja igual assume um valor diferente quando o tarifário é bi-horário ou simples.

É fácil perceber que a=b+c numa situação semelhante. Se eu não tivesse bi-horário gastaria esses mesmos kWh mas seriam todos tarifados da mesma maneira.

Sendo assim quando é que o valor do tarifário bi-horário é mais barato que o tarifário simples?

Vbi < Vsimples

P2+bX+cY < P1 + aX

Isso acontece quando c > (P2-P1)/(X-Y).

Agora é fazer as contas e ver se compensa ou não mudar.

Sem comentários: