quinta-feira, outubro 02, 2008

CARTAS DOS LEITORES XXII

(Lisboa) Sobre os Salesianos.

Caro Ricardo,

realmente já não tem muito a ver com o que era na nossa altura (passei por lá de 81/82 a 85/86). Vi um anúncio no diário de um jantar de homenagem ao Pe. Vieira, mas infelizmente não tive oportunidade de ir.
Seria certamente um bom recordar de memórias.

Best wishes

Henrique Freitas





A geração da altura era diferente da de hoje mas ao mesmo tempo muito parecida. Eu acredito que mesmo com toda a evolução tecnológica a vida não mudou tanto assim. Na altura não tínhamos telemóveis mas não éramos necessariamente mais infelizes do que a geração de hoje. Não vou cometer a crueldade de dizer que éramos mais felizes que os adolescentes de hoje mas não trocaria os tempos de outrora pelos de hoje. A Madeira também mudou muito nos últimos vinte anos.

O que mudou não mudou só na geração adolescente, mudou em todas. Correm os dias onde o tempo não existe, o silêncio está extinto e a falsa competitividade mais não é do que uma manifestação das nossas frustrações.

Embora tenha muito boas recordações dos tempos em que frequentei os Salesianos do Funchal nunca aceitei facilmente o facto da Escola não ser mista. Acho importante não se separar os sexos, acho um crescimento mais saudável quando ambos os sexos partilham os mesmos espaços e direitos. Normalmente o discurso nostálgico desvaloriza o presente e hipervaloriza o passado. Neste caso, presto homenagem ao facto de hoje os Salesianos do Funchal serem uma escola mista.

Obrigado a todos os meus leitores.

Sem comentários: