domingo, outubro 05, 2008

TER CARRO OU NÃO TER

CARROS(Lisboa) Ter carro é socialmente bem visto mas não é um investimento certamente. É um brinquedo que pode sair bem caro. Para além do preço que paga, ainda tem de sentir a forte pancada da desvalorização quando sai do stand. Depois não se esqueça do seguro, do imposto de circulação, das revisões, das substituições de peças que inevitavelmente acontecem com o seu uso, com as inspecções e claro com a gasolina que gasta todos os dias quando vai para o trabalho, possívelmente a uma média de dez quilómetros por hora porque todo o seu bairro, a sua freguesia, a sua cidade, decidiu ir de carro também.

Para além de poupar gasolina se andar de transportes públicos pode ter o prazer de ser conduzido, ouvir uma musiquinha no seu leitor de mp3, ou ler um pouco o jornal gratuito da cidade ou o seu livro do momento. Ouvir as conversas dos outros também pode ser interessante se nenhuma das propostas anteriores o agradarem. Se ainda assim encontrar um forte motivo para ir de transporte próprio para o trabalho que tal ir com mais alguém? Vejo tantos carros com uma pessoa sozinha lá dentro e só penso que desperdício de energia!

A revista Carteira fez as contas por alto e chegou à conclusão que você é capaz de estar a pagar cerca de onze euros por dia pelo seu actual carro. Depois pergunta porquê estar a pagar isso se pode pagar um euro por dia? Pode alugar carros a um euro por dia sim.
  • www.s2rent.pt - Só aluga Smarts fortwo. Está disponível em Lisboa e no Porto. Os alugueres têm um período máximo de sete dias e só se pode fazer um por mês.
  • www.interrent.pt - Aluga Seats Ibiza com cinco lugares. Não tem limite de tempo de aluguer mas os carros só podem fazer um máximo de cem quilómetros.
Por enquanto estes transportes low cost ainda não estão disponíveis na Madeira mas se calhar isso não é desculpa para não reduzir a utilização do seu automóvel. Eu tenho a certeza que a preguiça é ponto importante que nos faz deixar-nos estar mas os modelos sociais também.

Sem comentários: