quinta-feira, fevereiro 05, 2009

FUNCHAL, CIDADE DE CONTRADIÇÕES

(Lisboa) Na mesma altura em que se fecham ruas à circulação automóvel constrói-se um armazém de carros bem pertinho do mar. Já existe um ao pé da Empresa de Electricidade da Madeira. O Funchal é hoje uma cidade poluída ainda assim é uma cidade muito agradável pelo menos na minha perspectiva, mas não se esqueçam que eu também não: eu nasci e passei grande parte da minha vida lá, talvez por isso mesmo com todos os centros comerciais do mundo ela tenha um lugar muito especial no meu coração.

Eu não percebo que uma cidade como o Funchal tenha os problemas de circulação de carros que tem, os problemas de trânsito que tem. Não percebo. Como diria o Cónego Remédios: não havia nexexidade. Estamos quase lá: uma pessoa, um carro; e só não andamos mais depressa por causa do poder económico não muito famoso do madeirense médio que não consegue comprar mais um carro para a filha e mais outro para o filho.

Costuma-se dizer que é a evolução e de facto é mas isso de evolução acontece sempre que se considera o tempo não parado. O relógio avança, o tempo anda para a frente, há evolução mas sempre achei que tínhamos e temos um papel activo no destino. Não é uma fatalidade perdermos o tempo que perdemos actualmente dentro de carros em trânsito para cá e para lá. Não é, embora muita gente o ache profundamente.

Sem comentários: