domingo, maio 17, 2009

MADEIRA PODE SER INDEPENDENTE?

(Lisboa) Este era o título do Jornal Público há dois dias atrás. Algumas pessoas, sabendo que nasci na Madeira, fazem-me a mesma pergunta de vez em quando. Alguns até, mal informados e maldosamente, dizem que era bom, porque assim Portugal deixava de gastar dinheiro com os madeirenses. Ignorantes, desconhecem a história mas não faz mal.

Em relação à independência ou não, não me parece que seja para breve e penso mesmo que a vontade só surge mais em tom de ameaça do que com uma real vontade de o concretizar porque se fosse mesmo para o fazer os seus mentores teriam condições para o fazer já que fazem o que querem do Arquipélago. O povo passou uma procuração a uma meia dúzia que fazem o querem da ilha há trinta anos e ninguém os vai tirar de lá tão cedo e eles já perceberam isso. Já perceberam que o povo não se quer incomodar em tentar a mudança e já perceberam que não têm de prestar contas a ninguém. Façam o que fizerem, vão continuar a ganhar com maiorias absolutas cada vez mais absolutas.

Respondendo à pergunta do título, a Madeira pode ser independente? Se Cabo Verde conseguiu por que não a Madeira? Desejar eu não o desejo mas cada vez vou poder evitar mais já que deixei de poder votar no Arquipélago em que nasci.

Sem comentários: