sábado, julho 24, 2010

PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

(Helsínquia) Desta vez não senti dores de cabeça quando cheguei à Finlândia. As temperaturas estão bem acima dos vinte graus. Não tenho nada contra o país nem contra as pessoas, muito pelo contrário. Esta gente sabe viver. As louras pintam o cabelo de preto, não há filas de trânsito, o salário médio é acima dos três mil euros, ninguém fala de futebol, a fórmula 1 passa em televisão aberta. Este país é muito bom. O que já não é para mim, são países frios. Não me dou, nem nunca me dei bem com temperaturas baixas. Não gosto. Em baixo os dois países, recortados à mesma escala. Portugal com quase dez milhões e a Finlândia com cinco e meio.

Outra que também não gosto muito mas tenho de aceitar é o fato de muitas das pessoas, por cá, não saberem onde fica Portugal.  Perguntas e comentários como: Como está o tempo em Espanha?;  Não conheço nenhum restaurante de tapas aqui em Helsínquia; Espanhol?; Os mundiais de atletismo este ano não são em Barcelona?; Espanhol?; Parabéns pelo vosso campeonato do mundo! Nesta última eu não poderia ficar calado. Não sou espanhol, sou português tive-lhe de dizer. Não tinha escapatória.

Coisas estranhas por aqui, eles almoçam muito cedo. Dez e meia da manhã. Dez e meia da manhã foi a hora a que almocei no dia de ontem. Eram oito e meia em Portugal. Eu devia estar a acordar a essa hora mas não, estava a almoçar. Mas começam cedo, mas não tão cedo como se pensa. Saem cedo também. Penso que se esforçam por ser eficientes, não enrolam no trabalho. A comida é normal, têm umas sobremesas estranhas e bebem leite ao almoço ahhhhrggg!

Todos os dias passo pelo centro comercial onde em dezembro passado houve um tiroteio. Perguntei-lhes se era o mesmo lugar e sim foi a resposta. Centro comercial em Espoo não devia haver muitos. Não te preocupes disse-me um dos finlandeses isso não é comum por aqui. Fiquei descansado, afinal de contas não é muito comum. Na verdade não ser muito comum não me deixou totalmente convencido.

Sem comentários: