domingo, outubro 03, 2010

EDIFÍCIO SÃO VITO - SÃO PAULO

EDIFÍCIO SÃO VITO - SÃO PAULO - BRASIL

(Lisboa) Este é o Edifício São Vito, situado na cidade de São Paulo. Esta semana, mandaram-me uma mensagem a dizer que São Paulo já poderia ser visitada pelo Street View. Google Maps, Google Earth e Street View são do melhor que já se produziu em termos de aplicações. Por cá (em Portugal) ouvi/li há uns meses que estavam proibidas as capturas de imagens para o Street View. Por razões de privacidade. Depois numa televisão qualquer, uns cromos da bola quaisquer, queixavam-se que eram reconhecíveis nas imagens da aplicação. Bom, comecei a pensar nos telemóveis.

EDIFÍCIO SÃO VITO - SÃO PAULO - BRASIL

Os aparelhos que temos conosco e que levamos para qualquer sítio identificam a nossa posição vinte e quatro horas por dia, trezentos e sessenta e cinco dias por ano. Se os tivermos ligados, claro. Mas quem é que quer ter um telemóvel para o ter desligado. A queixa dos cromos era que não tinham sido avisados da recolha das imagens nem tinham dado a sua aprovação. Estão no seu direito. A recolha de imagens dá-se em zonas públicas. Estarei eu impedido de tirar estas e outras fotos que publico aqui no blogue? Não sei. Deverei fazer um borrão nas caras de pessoas que eventualmente apanhe nas minhas fotos de maneira que não sejam reconhecidas? Não sei. Deverei fazer o mesmo com matrículas de carros? Não sei.

EDIFÍCIO SÃO VITO - SÃO PAULO - BRASIL

O tema aqui é este enorme edifício situado no centro de São Paulo. Projetado inicialmente para habitação de pessoas de classe baixa a intenção falhou. São vinte e muitos andares, vinte e quatro apartamentos por andar. Atualmente desocupado, ainda ninguém sabe o seu futuro. Poderá ser demolido ou reconvertido. O São Vito, também conhecido por Treme-treme tem cento e doze metros de altura. Não passa despercebido no lugar onde está.

A sim que o vi pela primeira vez tive vontade de o visitar. Certamente degradado mas a vista do último andar sobre a cidade deve ser fantástica. Contam-me que o Fred da telenovela Passione vive aí (o personagem, não o ator). Não sei, ouvi dizer. Fica mal dizer que se gosta de ver telenovelas brasileiras mas eu gosto, não tenho é tido oportunidade de vê-las.




Links interessantes sobre o São Vito:
http://www.saopauloantiga.com.br/edificio-sao-vito/ (com planta de um andar)

Sem comentários: