sábado, outubro 08, 2011

TRABALHAR NO BRASIL


(São Paulo, Brasil) Ir trabalhar para outro país exige abdicar de alguma coisa. Mesmo que não haja emprego no país onde estamos, mesmo que seja duro continuar a insistir em ficar. A dimensão a que me refiro é outra. Mudar de país significa muitas vezes mudar de realidade. Ficamos um pouco sem chão. Novo país significa uma nova cultura, muitas vezes uma nova língua, significa ficar longe do nosso suporte emocional. Mas isto você já deve saber.

Existem muitos sítios de emprego no Brasil. Como podem imaginar, existem muitos locais na Internet onde se podem anunciar empregos e publicar CVs para ser encontrado no mercado de trabalho. A referência [4] podem ser um ponto de partida. Como já escrevi, existem muitas mais.

Com plano ou sem plano, com ou sem emprego à nossa espera no destino convém talvez saber a massa salarial que podemos ambicionar. A página da Datafolha[1] pode dar uma ajuda nesse tópico para a região de São Paulo. O salário mais baixo que encontrei ronda os R$600 e o mais alto R$75325. O Euro, na altura em que escrevo estas linhas, está a 2.5 Reais. Para obter a sua cotação em Euro divida por 10 e multiplique por 4.

Outro tema importante é o custo da habitação. Quanto custa arrendar uma casa ou quanto custa comprar uma casa no local de destino. Onde ficará o seu emprego e qual a distância à sua casa. Quais os transportes a utilizar nessa deslocação e preços de carros caso queira mesmo comprar um. O sítio da SPTrans [2] ou do Metro [3] é um ponto de partida.

Neste momento já sabe quanto é que vai ganhar ao final do mês, já sabe quanto custa arrendar uma casa ou apartamento para viver. Sabe como vai de casa ao trabalho e do trabalho para casa. Agora outro tema importante. Quanto vai pagar de impostos? Isso é importante porque só depois dos impostos é que vai poder começar a utilizar o seu dinheiro. No Brasil só parecem existir cinco escalões de imposto sobre o rendimento: o isento, e quatro escalões de desconto. O escalão máximo é de 27,5% [5] [6] [7]. Para alcançar o escalão máximo bastam 1500 euros brutos. O rico e o classe média pagam o mesmo de imposto.

Referências:
[1] Datafolha.
[2] Sptrans.
[3] Companhia do Metropolitano de São Paulo.
[4] Catho.
[5]www.receita.fazenda.gov.br
[6]wikipedial
[7]www.mps.gov.br

Sem comentários: