sexta-feira, novembro 09, 2012

CS-THB

(Lisboa) 9 de Novembro de 1958. Passaram-se cinquenta e quatro anos desse dia. Em Abril deste ano, vi mais de uma vez o documentário sobre o Titanic feito por James Cameron. Ele e outros especialistas explicam, nesse documentário, como o navio afundou. Como se partiu, como é a sequência até as partes chegarem ao fundo. Explica porquê que os pedaços do navio estão expostos no fundo do oceano da maneira que estão.

Em relação ao CS-THB, propriedade da companhia aérea ARTOP pouco se sabe. Deve repousar no fundo do Oceano Atlântico, fundo demais para alguém ir à procura dele, desinteressante demais para alguém fazer um filme sobre o que se terá passado. Desinteressante ou não as pessoas que nele iam tinham família, tinham amigos, conhecidos que entretanto ficaram sem luto, sem informação nenhuma do que se passou.

O avião decola de Lisboa (Cabo Ruivo) às 12h23m e não às 7h da manhã como estava previsto. Por questões meteorológicas, segundo o relatório do acidente. No aparelho seguiam trinta pessoas e seis tripulantes. O mesmo relatório informa que às 13h21m foi recebida, pelo Centro de Controle Regional da Navegação Aérea do Continente (C. C. R. C.), uma mensagem de emergência.


A figura em cima indica mais ou menos o local onde teria caído o CS-THB. Nenhum pedaço do avião foi encontrado até hoje, que se saiba. Sem destroços e sem testemunhas do que se passou difícil seria manter uma investigação. O nome do avião era Porto Santo.

http://www.planecrashinfo.com/index.html

Sem comentários: