quinta-feira, abril 25, 2013

DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

(Lisboa) Hoje é Dia da Liberdade, em Portugal. Não deixa de ser engraçado um dia para celebrar a liberdade num país que deixou de ser livre e só está preocupado em agradar a credores, para que eles não nos olhem do avesso e os juros não cresçam. Mas os feriados, para a maioria da população, não têm qualquer significado. São mais um dia para ficar em casa a ver filmes estúpidos ou então ir para a praia que o tempo já começa a estar quente. Vinte e cinco graus por aqui já são temperaturas de Verão. Ser Dia da Liberdade ou Dia de Portugal ou outra coisa qualquer não interessa para o zé e a maria. São dias em que não se trabalha, isso é que interessa. Aqui em Portugal, não temos Presidente da República desde 2006 e o Governo foi a eleições em 2011 e ainda não foi eleito. Estamos numa de deixar o tempo passar e de nada fazer. Pode ser que mude alguma coisa se não fizermos nada.

Liberdade é ir para onde se quer, quando se quer e apetecia-me voar para o Rio de Janeiro. É para lá que se dirige o CS-TOI da foto em baixo, neste momento. Na foto, o avião batizado pela TAP como Damião de Góis, regressa de Salvador. Ele está a fazer um flare, em aproximação ao Aeroporto de Lisboa. Nessa configuração o nariz do aparelho está elevado e a sua velocidade é reduzida, pronto para tocar no alcatrão da pista da capital portuguesa. Regressa de um Aeroporto chamado Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Segundo a página oficial do aeroporto, que nunca tive o prazer de visitar, algumas companhias aéreas conhecidas voam de e para este. Para além da TAP, a GOL, a TAM, a WebJet, a American Airlines, a Azul, a Trip, e outras para mim exóticas como a Abaeté Linhas Aéreas, a Acean Air, a Passaredo e a Varig que eu pensava já não existir.

No Natal dizemos Feliz Natal e como a festa seguinte só fica a uma semana de distância aproveitamos e acrescentamos e Feliz Ano Novo. Depois vem o Carnaval e deseja-se Bom Carnaval. Quarenta dias depois vem a Páscoa e as frases Boas Páscoas como se existisse mais do que uma Páscoa de cada vez. Chegados ao dia 25 de Abril, dia da Liberdade pode-se dizer sejam livres, se conseguirem ser. Feliz Dia da Liberdade para todos!

CS-TOI

Sem comentários: