domingo, novembro 24, 2013

SABORES DA MADEIRA

PREGO NO BOLO DO CACO COM NIKITA - SABORES DA MADEIRA - RUA DO OURO - LISBOA

(Lisboa, com muito frio) Abriu recentemente, na Rua do Ouro, em Lisboa, o Sabores da Madeira. O bolo do caco parece mesmo o que deveria ser. Não é aquele pão achatado que passa muitas vezes por bolo do caco aos menos sabedores. Há lapas, poncha, queijadas, Brisa, Coral e mais coisas boas típicas da Ilha da Madeira. O espaço é agradável e bem decorado com fotos do tema Madeira: um cacho de bananas, uma Casa de Santana, chapéus típicos. Não vi fotos políticas. Não há por aqui nada da chamada Madeira Nova. A Madeira Nova mais não passou do que pouco mais que duas décadas de ilusão. Agora vivemos o tempo da desmaMadeira. É um tempo difícil, na Madeira e fora dela mas um tempo em que é muito estimulante estar vivo. Talvez comparável ao 25 de Abril, à Segunda Guerra Mundial, à Implantação da República. O tempo em que percebemos que não somos ricos porque estamos na Europa dos ricos, nem somos ricos porque temos estradas, nem porque temos dois carros bons ou três. Percebemos que temos de trabalhar para um dia sermos ricos. Que para já somos pobres.

Tenho ouvido, ao longo do tempo que nós madeirenses não somos bem portugueses. Ouço não sei se em tom de provocação se de malícia. Se calhar dos dois, dependendo da pessoa ser mais bem formada ou não. Isto de bestas, há em todo o lado. Recentemente e não a propósito de bestas, no Brasil, ouvi uma nova etiqueta, os madeirenses seriam os meio caminho ou uma coisa assim do género. Isto porque estariam no meio do caminho para as terras descobertas por Cabral. Hoje em dia a uma hora e meia de viagem de Lisboa mas noutros tempos a muito mais distância temporal. Quem me disse esta do meio caminho também me disse que foi maltratada pelo destinatário da mensagem. Não seria o meu caso que não me ofendo com essas coisas. Pergunto-me qual teria sido a resposta que ela ouviu. Terá sido um meio caminho o c#r#&$o! Não sei. Fiquei a pensar que tipo de resposta indignaria esta senhora que agora me contava isto.

Não se esqueçam, também há nikita, com álcool e sem álcool. Querem saber a origem da nikita? Cliquem aqui. É um link seguro mas fazem bem em desconfiar. Para terem a certeza passem o cursor sobre o link sem clicar e vejam o link de destino que dependendo do sistema explorador utilizado pode aparecer em vários sítios.

SABORES DA MADEIRA - RUA DO OURO - LISBOA

Sem comentários: