sábado, dezembro 28, 2013

TV BLOGUE - ILUMINAÇÕES DE NATAL 2013


(Lisboa) Este ano, tal como em muitos dos últimos, não posso me deslocar à Madeira nesta época. Confesso que acho esta altura do ano muito boa, muito deliciosa de se viver. Está frio mas tudo parece parar e é sempre bom poder parar para pensar no que foi e no que pode ser.

Hoje em dia é possível viajar virtualmente para muitos dos cantos do Mundo. O Google Street View não está disponível na Madeira, as câmeras web são limitadas mas vídeos como este levam-nos quase ao real. Aos vinte e um minutos há uma publicidade que aparece no meio. Será que foi o autor que colocou ou é uma funcionalidade do YouTube para vídeos longos? Este que coloco aqui, sobre as iluminações na Madeira, em 2013, tem cinquenta e sete minutos de duração.

O autor teve a disponibilidade de percorrer o centro todo, da cidade do Funchal, onde há maior concentração de iluminações. Mesmo transformado num enorme estaleiro o Funchal consegue se apresentar bonito. Acho que são os meus olhos. Mesmo sem iluminações seria sempre bonito. Não é só o centro que se consegue ver aqui. A viagem vai até à Estrada Monumental, lá ao pé onde era o antigo Madeira Palácio. Agora tem até corredor de transportes públicos nas ruas do Funchal. As iluminações dos anos recentes trouxeram a estenderam a decoração aos dias também mas o que mais gosto são as lâmpadas distribuídas pelos ramos, nas árvores, as decorações mais clássicas e mais comuns.

É verdade, o trenó, as renas, as árvores com neve, o pai natal, os duendes, os bonecos de neve, as promotoras vestidas com saias curtas e com gorros de pais natais não fazem parte do natal tradicional da Madeira. Mas a lapinha faz. Coisas que se desculpam porque a festa é global e a festa é o que nós quisermos que ela seja.

Sem comentários: