domingo, abril 13, 2014

PRAIA FORMOSA


(Lisboa) A Praia Formosa pode ser uma boa opção de passeio. Mas fui surpreendido pela porta fechada que a liga à Doca do Cavacas. Os caminhos que acompanham a praia estão degradados. O caminho que faz parte da Promenade ou Passeio Marítimo abateu em muitos pontos, porque o material da praia que o sustentava foi, pelo mar, removido. Mesmo assim a visita à Praia vale bem a pena mas o acesso passa a ser só possível pela Estrada Monumental ou por Câmara de Lobos. Antigamente quem ocupava grade parte desta área era uma petrolífera. Os terrenos se calhar ainda são dessa empresa. Lá em baixo, enquanto tirava esta sequência de fotos, para construir a panorâmica, circulava um elemento da segurança dessa propriedade.

É bastante provável que estes terrenos e esta zona da cidade sofram uma transformação nos próximos anos, mesmo no período em que vivemos, de pouco investimento público.

O nome de formosa é tão antigo como o descobridor da Madeira. Foi Zarco que batizou esta praia de Formosa. Foi por aqui que se deu o ataque dos corsários à cidade do Funchal em 1566 (1).

Referências:
(1) - Elucidário Madeirense.

Sem comentários: