sábado, dezembro 06, 2014

TV BLOGUE - COMO FUNCIONA UM DRONE


(Lisboa) O nome dele é Lucas Teske e vai explicar como um drone funciona. Drone ou multirotor aliás esta última denominação seria a mais correta segundo o mesmo. Aproveitem enquanto está disponível no YouTube. São treze minutos de vídeo.

Neste mês de dezembro a revista Proteste da associação de defesa do consumidor DECO tem um pequeno artigo de menos de meia página sobre estes aparelhos. Segundo a revista, na sua página 7 desde mês, em Portugal ainda não há regras que definam os requisitos de quem pode comandar estas aeronaves, altitude a que podem voar e os locais e as circunstâncias em que estes aparelhos podem ser utilizados pelos cidadãos. Embora a mensagem seja essa, lança também o alerta, cuidado na aventura: pode usar um drone, mas também ser obrigado a indemnizar lesados por danos materiais ou violação do direito de imagem e reserva sobre a vida privada.

Parece-me que toda esta questão está envolvida ainda numa enorme confusão pois isto vai contra a notícia dada há uns dias pela RTP-M que pessoas estavam a ser interrogadas na via pública pela polícia sobre a operação destes drones.

Nesta mesma semana que termina hoje Lourenço Medeiros nas suas reportagens Futuro Hoje que sigo regularmente na SIC fala de brinquedos drones que filmam, por preços à volta dos €80 (1). Bem mais acessíveis que os Parrot AR Drone 2.0 que tem um custo aproximado de um pouco menos de €300 ou o DJI Phantom FC40, um pouco mais caro mas também melhor classificado pela revista da DECO.

Referências:
(1) http://sicnoticias.sapo.pt/programas/futurohoje/2014-12-03-Brinquedos-tradicionais-ganham-tecnologia-
(2) http://ardrone2.parrot.com/

Sem comentários: