quinta-feira, janeiro 19, 2017

DESERTA GRANDE

DESERTA GRANDE - MADEIRA

(Lisboa) É das Ilhas Desertas a maior e por isso o seu nome, Deserta Grande. Aqui fotografada da Ilha da Madeira, de um dos meus pontos favoritos de observação do Aeroporto da Madeira. Na página do Parque Natural da Madeira, em http://www.pnm.pt/areas-protegidas/ilhas-desertas.html, pode ler-se Desenvolve-se numa extensão de 11700 metros desde a Ponta da Castanheira a norte, até à Ponta do Tabaqueiro, a sul, com uma largura máxima de 1900 metros. Atinge uma altitude máxima de 479 metros. Ao longo da costa encontram-se inúmeras grutas escavadas na rocha, praias de pequenas dimensões e algumas fajãs. As fajãs de maiores dimensões são a Fajã Grande e a Fajã da Doca que resultaram de desabamentos simultâneos de terras, a oeste e a este, ocorridos em 1894. Tive em tempos a oportunidade de lá ir numa viagem organizada pela Escola quando andava nos Salesianos do Funchal. Muitas vezes, quando olho para as ilhas lembro-me da viagem feita por alguns dos meus colegas. Acho que isso quer dizer que me arrependo de não ter agarrado essa oportunidade.

Sem comentários: